quarta-feira, 18 de maio de 2011

Olimpíadas de Matemática em Alenquer

Segundo alguns historiadores, as origens das Olimpíadas de Matemática podem ser encontradas nas “disputas” protagonizadas por matemáticos durante o Renascimento na Itália. No final do século XIX, essas “competições” assumiram uma estrutura semelhante à utilizada nos dias atuais, tendo como objetivo “promover” a Matemática. Na metade do século XX, passaram a assumir um caráter de “internacionalização”, principalmente entre os países da Europa Oriental, refletindo, explicitamente, o acirramento das relações políticas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Atualmente, tornou-se um poderoso instrumento de divulgação da Matemática, promovendo a integração entre milhares de professores e estudantes: em 2008, 97 países participaram da 49ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática.


Em 1977, a Academia Paulista de Ciências criou a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela SBM e que concluiu sua 30ª edição em 2008. No Brasil, temos olimpíadas regionais (como por exemplo, a Mineira, Capixaba e Cearense,...) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Além disso, equipes brasileiras participam de olimpíadas internacionais como a Olimpíada do Cone Sul e a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O Brasil tem se destacado internacionalmente: na IMO 2004, realizada em julho na Grécia, os competidores nacionais ganharam seis medalhas ficando à frente de Alemanha e França e 2010, realizada em julho no Kazakhstan, ganhando três medalhas ficando a frente da Índia e Argentina, o que mostra a força do Brasil na matéria. 


 A primeira edição da OBMEP foi realizada em 2005. Com uma estratégia de divulgação do evento bastante eficiente, os organizadores conseguiram a participação de mais de doze milhões de alunos. Esse grande sucesso colocou o Brasil como recordista mundial em número de participantes em competições de Matemática, superando o último Concours Kangourou, realizado na França, que contou com a participação de quatro milhões de competidores oriundos de vários países do mundo.

A OBMEP é promovida pelo governo federal por meio do Ministério da Ciência e tecnologia (MCT) e da educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Aplicada (IMPA/MCT) e a sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Apartir dos resultados apresentados nos anos anteriores pelas OBMEPs serviu de motivação para implementação do Projeto: “As Olimpíadas de Matemática como Estímulo no Ensino Aprendizagem nas Escolas Municipais” no Município de Alenquer.

6 comentários:

  1. Seria muito bom se houvesse uma olimpíadas de matemática em nossa cidade...

    ResponderExcluir
  2. são iniciativas que tornam o nosso trabalho melhor, seu blog é muito bom
    fabio

    ResponderExcluir
  3. Toma que dei certo as olimpíadas de matematica, pois gosto muito da materia

    ResponderExcluir
  4. Prof. marcio seu blog é muito bom, fui seu aluno e o senhor continua surprendendo
    Miguel Antunis

    ResponderExcluir
  5. muito boa ideia das olimpíadas de matemática em nosso mnicipio.
    Alfredo

    ResponderExcluir
  6. Se cada professor tivesse iniciativas como essa nosso ensino não seria tão ruim.
    João Carlos

    ResponderExcluir