O ENSINO DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO DOS ALUNOS
Inúmeros são os grupos de professores que tem se dedicado a pesquisar metodologias que promovam a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Hoje vem recebendo atenção especial pesquisas focadas no ensino de ensino fundamental, etapa intermediaria da educação básica brasileira.
Em todas essas pesquisas, há um denominador comum: o papel do professor, que assume uma importância ainda maior, já que ele passa a criar e mediar processos de aprendizagem, promovendo situações desafiadoras e investigativas, que despertem nos alunos o interesse e o prazer pelo conhecimento.
Os alunos precisam ser
expostos a atividades significativas, integradoras e desafiadoras, que gerem
interesse, estimulem a curiosidade e possibilitem ricas oportunidades de aprendizagem.
É necessário implementar
nas salas de aula de matemática um ambiente de pesquisa, participação,
construção de conhecimento, descobertas e reflexão.
Para que isso ocorra,
precisamos dispor de diferentes recursos, que vão muito além do giz e do livro didático.
É cada vez mais difícil
pensar em uma escola atual em que as novas tecnologias de informação não estejam
presentes. Incorporar diferentes recursos tecnológicos ao cotidiano da escola não
pode mais ser imediatamente inseridos, de forma efetiva, nos diversos espaços
escolares e, em especial, nas salas de aula da escola Joaquim Valente não é
diferente o uso de recursos matemáticos para o ensino de matemática em especial
no turno matutino, onde os alunos tem sua participação fundamental no desenvolvimento
dos projetos voltados para uma aprendizagem melhor em matemática. Hoje a matemática não pode ser ensinada de forma tradicional, pois os alunos envolvidos nas atividades tornam a disciplina mais prazerosa para o professor e para o aluno. O papel do professor em nossa escola tem o papel de introduzir novas ferramentas matematicas aos alunos, com a consciencia de cada um traz consigo uma bagagem de ferramentas para qualquer situação de resoluçao de problemas.
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