Não se podem tornar os
jovens tão quietos e sérios como as pessoas de idade; a criança tão sóbria como
o pai. Conquanto as diversões pecaminosas sejam condenadas, como devem ser,
provejam os pais, os professores ou pessoas delas encarregadas, no lugar das
mesmas, prazeres inocentes, que não mancham nem corrompem a moral. “Não
reprimam os jovens a rígidas exigências e restrições que os induzam a
sentirem-se oprimidos, e a infringi-las, precipitando-se em caminhos de loucura
e destruição.” Conselhos a pais professores e estudantes.
Para os fins de recreação
aos estudantes, os melhores resultados se alcançarão pela cooperação pessoal do
professor de Matemática. O professor de Matemática pode comunicar a seus
discípulos poucos benefícios tão valiosos como o de sua própria companhia. É um
fato, relativamente a homens e mulheres, que só os podemos compreender quando
chegamos a contato com eles pela simpatia; e quanto mais não se dá isto em se
tratando de jovens e crianças! E temos necessidade de compreendê-los a fim de
mais eficácia para beneficiá-los. Para fortalecer os laços de simpatia entre
professor e estudante, poucos meios há que façam tanto como a associação
agradável entre eles fora da sala de aula. Algumas escolas o professor está
sempre com seus alunos nas horas de recreio. Associa-se em seus empenhos,
acompanha-os em suas excursões, e parece identificar-se com eles. Muito bem
iriam nossas escolas se esta prática fosse mais geralmente seguida. O sacrifício
que se exigiria do professor seria grande, mas ele recolheria uma recompensa
preciosa.
Prezado (a)
ResponderExcluirEstou fazendo uma pesquisa em Constantino Menezes de Barros ( (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983) , bacharelou-se em matemática, 1957, Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil.
Caso tenha material/artigo/informes desse matemático, ou que referencie algum desse, mesmo que seja só para minha catalogação, ficarei grato pela informação: JBN@UFPA.BR
Prof. João Batista do Nascimento, ICEN/MAT/UFPA
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527
www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica, jbn@ufpa.br,