terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Morte de um Jovem Gênio Matemático


   Não perca tempo vendo futilidade na internet  como: BBB12 e fofocas de famosos, enriqueça o seu conhecimento . Leia o que acontece com um jovem mal comprendido Quando uma pessoa não gosta de algo mesmo, não tem jeito senão correr para a matemática é o caso do Matemático Évariste Galois que nasceu na pequena aldeia francesa de Boug-la-Reine, no dia 25 de outubro de 1811, onde herdou de seu pai a veia poética e de sua mãe a melhor instrução possível ate os 12anos. Quando completou 13anos, a Matemática invade o seu corpo e, ele se desinteressa pelo estudo da Retórica.  A Geometria de Legendre que Galois lê rápida e interpreta tão bem quanto seu autor. Assim, à Matemática que circulavam na escola de Liceu, nunca mereceram atenção de Galois, pois demais eram triviais. 
 Foi somente com idade de 17anos que Galois pode fazer seu primeiro curso de Matemática. A ânsia de Galois pela Matemática logo superou a capacidade do seu professor, e assim ele passou a estudar diretamente dos livros escritos pelos gênios da época. Galois recebeu de Lagrange suas idéias iniciais em Teoria das Equações. Isto ocorreu em fevereiro de 1827, quando descobriu texto de Legendre sobre geometria e logo após, um exemplar original de Lagrange: Resolução de Equações Numéricas (Equações Algébricas) Teoria das Funções Analíticas e Lições sobre o Calculo de Funções. Contudo havia um caminho claro para o jovem prodígio, todavia seu brilho seria o maior obstáculo ao seu progresso. Embora soubesse mais Matemática do que seria necessário para passar nas provas da escola de Liceu, as soluções de Galois eram freqüentemente tão sofisticadas e inovadoras que seus professores não conseguiam jugá-las corretamente. E o jovem gênio não melhorava a situação com seu temperamento explosivo e uma precipitação que só conquistava a inimizade de seus tutores e de todos ao que cruzavam seu caminho.
 Mas o que uma mulher faz no caminho de um jovem genial, ao conhecer uma mulher misteriosa, chamada Stephanie-Felicie Poterine Du Motel. Stephanie estava comprometida com um cidadão chamado Pescheux d’Herbinville, que descobriu a infidelidade de sua noiva e desafiou Galois para um duelo ao raiar do dia. Galois conhecia muito bem a pericia de seu desafiante com a pistola. Na noite anterior ao confronto, que ele acreditava ser a ultima oportunidade para registrar suas idéias no papel, ele escreveu cartas para os amigos explicando as circunstâncias.  Em uma tentativa desesperada de conseguir um reconhecimento, ele trabalhou a noite toda, escrevendo o teorema que acreditava explicaria o enigma da equação de 5°. As paginas eram, na maior parte, uma transcrição das idéias que ele já enviara a Cauchy e Fourier. No final da noite, quando seus cálculos estavam completos, ele escreveu uma carta explicativa ao seu amigo Auguste Chevalier, pedindo que, caso morresse, aquelas paginas fossem enviadas aos grandes matemáticos da Europa. 

Na manhã seguinte, quarta-feira, 30 de maio de 1832, num campo isolado, Galois e d’Herbinville viera acompanhado de dois assistentes. Galois estava sozinho. Ele não contara a ninguém sobre seu drama. Um mensageiro que enviara ao seu irmão, Alfred, só entregaria a noticia depois do duelo terminado. E as cartas que escrevera na noite anterior só chegariam aos seus amigos vários dias depois. As pistolas foram erguidas e disparadas D’Herbinville continuou de pé. Galois foi atingido no estomago. Ficou agonizando no chão. Não havia nenhum cirurgião por perto e o vencedor foi embora calmamente, deixando seu oponente ferido para morrer. Algumas horas depois Galois foi levado para o hospital Cochi. Era muito tarde, já ocorrera uma peritonite e no dia seguinte Evariste Galois faleceu.

4 comentários:

  1. Muito cedo morrem os genios em varios lugares do mundo,assim como o matematico descrito na matéria nós devemos valorizar os nossos gênios....

    Higor

    ResponderExcluir
  2. Para uns o ceu era o limite enquanto que para Evarist eram as equacoes de 3 e 4 graus.
    Auri de Sousa

    ResponderExcluir
  3. A cada dia me surpreendo com a matematica,visto que é uma ciência tão dificil mais que ainda tem gênios que a tornam mais facil possivel. Valeu professor.

    Augusto Roam

    ResponderExcluir
  4. kkkk o que uma mulher faz na vida dos homens é bem mais perigosa e dificil como a matematica...

    Vanessa Lins

    ResponderExcluir