São Paulo - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
divulgado na terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que o Brasil
bateu a meta prevista para ser cumprida em 2013. O País saltou da nota 4,6 para
5 - em um indicador que vai 0 a 10. Entretanto, o aumento do Ideb não significa
que os alunos aprenderam mais português e matemática.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, o
índice aumentou o dobro do que sinalizou a taxa de proficiência dos alunos.
Enquanto subiu 0,4 - de 4,6 para 5 -, o aprendizado dos alunos variou em 0,22.
Isso acontece porque na composição do Ideb são considerados tanto o aprendizado
- medido pela Prova Brasil - como o fluxo escolar, fruto do porcentual de
aprovação. O resultado é uma somatória dos dois. Apesar de legítimo - o índice
foi constituído exatamente com a finalidade de medir esses dois indicadores -,
o resultado pode não deixar claro qual foi exatamente o crescimento da
aprendizagem dos estudantes.
Tanto que há casos em que a nota do
Ideb subiu ao mesmo tempo em que caiu a performance dos alunos na avaliação. É
o que se pode verificar nos anos iniciais da rede pública do Estado do Amapá.
Em relação a 2009, o Ideb subiu 0,2 - de 3,8 para 4,0 -, apesar de as notas da
Prova Brasil terem sido menores que as obtidas no teste anterior. É que, nesse
intervalo, o porcentual de aprovação cresceu 5,87%.
O mesmo acontece nos anos finais no
Rio de Janeiro. Apesar de uma ligeira queda no rendimento dos alunos da rede
pública nas provas de português e matemática, o Ideb subiu de 3,4 para 3,7,
consequência de um crescimento de 7,16% na taxa de aprovação.
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