terça-feira, 19 de julho de 2011

Olimpíada Internacional de Matemática


A Olimpíada Internacional de Matemática é realizada todos os anos, em um país sede que varia pelo mundo. A primeira edição foi realizada na Romênia em 1959 com 7 países participantes e, ao longo dos anos, a competição se extendeu para mais de 90 países nos 5 continentes.
A primeira participação do Brasil na disputa foi em 1979 com uma equipe de 5 integrantes (Edson de Faria, Zaqueu Nogueira, Samir Jacob Bechara, Liao e Sebastião).
É reconhecida a importância desse tipo de competição e olimpíadas de outras áreas copiaram a idéia bem sucedida, como a de Física. Porém nada tem se mostrado tão universal como a Olimpíada de Matemática. Tal tipo de campeonato, não importando que seja de Matemática ou de Física, é um bom termômetro para o mais importante: a quantas anda a Educação no país.
O incentivo para escolas, professores e alunos deve ser o maior possível - tanto que o Governo Federal criou a Olimpíada de Matemática para as Escolas Públicas, a OBMEP. Tem sido um sucesso desde a sua primeira edição em 2005.
Já temos tradição em vários formatos de Olimpíadas. A melhor colocação do Brasil na IMO foi obtida em 1985 (15° colocado) com os nossos defensores - Mário Arlindo Casarin Júnior, Cláudio José Morandini, Ralph Costa Teixeira, Domingos Augusto Ferreira Romualdo, João Valberto Costa Cavalcante e Ernesto Esteves Prudêncio.
Os países que mais participaram da Olimpíada Internacional de Matemática foram a Romênia e a Bulgária (47 vezes). O Brasil participou em 27 edições da Olimpíada Internacional - IMO ( International Mathematical Olympiad).



















Três medalhistas da OBMEP foram selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática - IMO 2011, que acontece na Holanda de 16 a 24 de julho.
                         
André Macieira Braga Costa, do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG), Henrique Gasparini Fiuza do Nascimento, do Colégio Militar de Brasília (DF), e Maria Clara Mendes da Silva, da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro (Itajuba/MG), se juntarão a outros três jovens estudantes no time que irá para a IMO 2011.

Os três alunos, André, Henrique e Clara participam do programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), oferecido a medalhistas de ouro da OBMEP.

A lista com o nome dos seis participantes do IMO 2011 foi divulgada recentemente pela organização da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A IMO é a competição de matemática de maior destaque internacional.  Participam dessa competição cerca de 100 países de todo o mundo, representados por equipes de até 6 estudantes que estejam ainda cursando o Ensino Médio ou que ainda não tenham ingressado na Universidade.

2 comentários:

  1. Adorei a sua nova postagem, parabens Prof. o seu blog é uma drenalina Pura...
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Agora mais essa, ainda bem que prof. que nos mantem esclarecido do mundo da matematica...
    Elder

    ResponderExcluir