sábado, 28 de maio de 2011

Os Softwares de Mathematica nas escolas

As tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas modificações que exercem nos meios de produção e por suas conseqüências no cotidiano das pessoas. Assim, uma das funções da tecnologia e organizar a informação. Assim muitos professores sugerem que o ensino da Matemática seja realizado em praticas contextualizado; ou seja, partindo de situações do cotidiano para o conhecimento elaborado cientificamente. Entretanto, ficar apenas na perspectiva do dia-a-dia e ensinar Matemática sob uma ótica funcionalista; isto e, perde-se o caráter cientifico da disciplina e do conteúdo matemático. Ir alem do senso comum pressupõe conhecer a teoria cientifica, cujo papel e oferecer condições para apropriação dos aspectos que vão alem daqueles observados pela aparência da realidade.

E por que se ensina Matemática? Duas razões citadas comumente como resposta a esta pergunta são primeiro, porque a matemática e necessária em atividades que envolvem aspectos quantitativos da realidade e, segundo, porque a Matemática e importante porque desenvolve o raciocínio lógico. Matemática esta ligada mais a intuição e a imaginação do que ao raciocínio lógico-dedutivo. O objetivo da Matemática preparar o cidadão para atuar em uma sociedade complexa, cada vez mais permeada pela Ciência e Tecnologia. Os usos de programas educacionais permitem que os alunos interajam com o uso de novos desafios, defendo o uso desses programas nas escolas de Alenquer e também de outras cidades, pois quem tem a ganhar é educação de nossos alunos. Tem programas como o Geogebra e Wxmaxima que são softwares práticos e de fácil acesso.

 GeoGebra é dentre os softwares analisado o mais adaptados para o ensino de Álgebra na Educação Básica. Os demais programas que tem no mercado, com um bom planejamento do professor podem apresentar resultados excelentes, pois são pouco limitados, e permitem explorar um horizonte muito maior. Percebeu-se, características peculiares no GeoGebra, que e um programa de geometria dinâmica, assim, não da tanta ênfase a Álgebra. Wxmaxima, Algebrus são diferentes dos demais por serem de programação com uma sintaxe diferente. Podem perfeitamente serem usados, mas demandam mais trabalho e preparação, bem como mais tempo. Uma das principais diferenças entre os softwares educacionais gratuitos dos com licença comercial e que, enquanto o software gratuito e pensado para a sala de aula, o proprietário e visto como um produto a ser vendido.

Sobre os Wxmaxima, Algebrus, percebe-se que são de grande utilidade no processo de ensino – aprendizagem, pois são ferramentas que podem ser usadas para tornar o ensino da Matemática mais experimental, permitindo a abordagem de problemas mais complicados com visualização gráfica, dando assim oportunidade ao estudante de aprender fazendo. Então nada melhor do que aplicar em nossas escolas.

16 comentários:

  1. O prof. seu blog é demais mesmo cada dia surprendendo cada vez mais, obrigado pela dica do programas, poderei aplicar em mihas aulas.
    Prof. Fernando Sousa

    ResponderExcluir
  2. Sou enquerense e já tinham me falado desse blog e hoje tive a opoturnidade de acessa-lo é muito bom ter pessoas dedicadas a nossa cidade.
    Bruno Sena

    ResponderExcluir
  3. Sou aluno do 3ano e nunca tivemos aulas de informaticas que incluisse programas de matematica era bom se houvesse.
    Sandro Lins

    ResponderExcluir
  4. Muito legal este blog, valeu professor pela sua iniciativa,as escolas precisam de um prefessor como o senhor!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse blog de nossa cidade parabens prof.
    Rubens

    ResponderExcluir
  6. Qunando trabalhamos serio sempre encontramos pessoas com esse intuito, nada melhor do que ter pessoas envolvidas na area.
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Professor Marcio o seu blog é muito bom, pois apresenta materias muito boas, acredito que suas aulas tambem sejam, pois já houvir falar muito a seu respeito e o bom trabalho que exerce em nossa cidade.
    Felipe

    ResponderExcluir
  8. adorei o seu blog é muito bom sobre os programas gratuitos de matemática, agradeço ao senhor por isso.
    Claudia Lins

    ResponderExcluir
  9. quando se fala em matemática gente logo pensa quem foi o doido que enventou essa disciplina, mais vendo esse blog a gente pensa diferente.
    Junior

    ResponderExcluir
  10. Ja tinha visto muitos blogs mais este é simples e bastante objetvo, principalmente tratando da matematica.
    Engenheiro Andre

    ResponderExcluir
  11. Sou professor de matematica em Altamira e gostei muito desse blog, prof. marcio o senhor tem um excelente trabalho nessa area.
    Roberto

    ResponderExcluir
  12. Esse blog é bom de++++++++++++++++++++
    Fernando

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi pela primeira vez o seu blog não imaginava que era tão bom, existe muita coisa ruim na internet, mais o seu pelo menos tem conteudo bom e de boa informação.
    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  14. O senhor continua se superando professor, pois apresenta mais uma novidade fui seu aluno no Amadeu e sempre gostei quando o senhor ensinava e tornava a matemática de forma facil.
    Diogo

    ResponderExcluir
  15. vi seu blog por indicação de amigo e gostei muito...

    ResponderExcluir